Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 5 de junho de 2012

QUAL É A MÚSICA?

Não, caríssimo e caríssima leitor e leitora (embora não me custe nada escrever, apenas algum tempo, pouca energia elétrica e alguma energia orgânica - o famoso ATP - e um pouco de epiderme das pontas dos dedos), não se trata de um programa de adivinhação e acertos de canções e melodias. É uma pergunta: qual é a música... que te vem aos ouvidos num dia de chuva destes como os daqui (Praia Grande, SP, Brasil, região de Santos, América do sul, Terra, etc.) e de agora?

E qual é aquela que te socorre quando o mundo parece se inundar de mediocridade e pobreza de espírito e de intelecto (sim, intelecto é bom!! embora os "entelequituais" estejam meio em baixa, devido inclusive às suas posturas arrogantes e sua capacidade de não dizer nada em várias línguas e dentro de várias escolas e sob muitas linhas teóricas, o intelecto é uma parte importante de nosso corpo, assim como a pele é uma parte fundamental de nossa mente). Quem vem, nesses momentos de excesso de solidão e falta de solidez, quem vem cantar ou tocar para você?

Mas aí, a chuva passa, o sol se abre, uma linda jovem dá um sorriso e põe uma flor no cabelo em algum canto do mundo e um rapagão elástico se estica em busca da bola e da juventude, que está sempre correndo da gente, por isso é preciso ter pouca idade e fôlego para alcançá-la e agarrá-la. 

E qual é a música?

Maravilha de tempos estes, à nossa disposição acervos como jamais pensaríamos alguns poucos anos atrás, ao alcance de um dedo, de uma tecla, fácil, rápido, variadíssimo. Assovie uma melodia que expresse essa rapidez ou essa pressa ansiosa; essa leveza ou leviandade; essa liberdade de escolha ou este maldito consumismo. 

Mas escolha, uma, duas, dez mil canções, rapsódias, quartetos de cordas, sinfonias, mp3 piratas de tecnobrega do Pará, virtuosismos de Zé Coco do Riachão, Helena Meireles, Seu Nélson da Rabeca e Seu Manelim; canções bobas de amor que te fazem chorar; monumentos da engenhosidade de cérebros timpânicos como o de Mozart, Villa, Tom, Ludwig, Astor, os grandes orquestradores e os grandes arranjadores - grande arte em extinção? - enfim:

Pergunte-se e e pergunte a todo mundo, caso contrário este mundo, vasto mundo será um tédio imenso rodando sobre seu próprio eixo:

Qual é a música?

Nenhum comentário: