Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

FORRÓ HISTÓRICO

 Esta é a capa do recém-lançado livro de dois jornalistas paraibanos - recém mesmo, você corre p'ra livraria que ainda compra ele quentinho, que nem pão na padaria... (não é uma redundância! mas depois discutimos estas questões panifícias).

Mas, diferente do pão quentinho que derrete a manteiga e deixa a gente com água na boca, o que nos deixa aguados aqui é a quantidade de informações sobre o dançante, chameguento, mugangueiro, faceiro, balançado e quaisquer outros adjetivos que se dêem para qualificar esta mistura e estilos de música, de vida e de modelos de ser nordestino que é..., melhor: que são os forrós.

Sim, querido e querida blogadeiros (precisamos inventar um nome p'ra quem lê blogs!). Sim, o forró são forrós. Não só pela diversidade, ao longo de seus, digamos, 90 anos? É pouco, lá por 1927 os Turunas da Mauricéia chacolharam o Rio, impressionando até os meninos Noel (Rosa) e Carlos Alberto (João de Barro, Braguinha). Então, vamos dizer 100 anos. Afinal o vovô Januário já estava esquentando o rasta-pé com seu respeitável oito-baixos bem antes do menino Luiz nascer.

Mas é com esse cabra, que terá daqui a mais ou menos um mês para soprar 100 velinhas num delicioso bolo, que a história, no livro, começa.

Justo, pois é o pai fundador de uma linhagem nobre de cantadores, cantadoras, sanfoneiros... Abdias, Marinês, Zé Calixto... vá lá, e leia!!

 Mas, ah, pois! Batendo mais uma vez na mesma tecla (tanto bate até que fura, um dia!) insisto: é chato ler livro de música sem música. 

Pois não que nesse caso é mais fácil tornar a leitura musical. Você vai lá no excelente (mas meio lento e irregular na hora de carregar. Estranho...) blog do Forró em vinil e, entre outras coisas, vai lendo e ouvindo a rádio do blog (nesta arte a seguir, digna dos grandes mestres do desconstrutivismo universal eu apresento de forma didática "cuméquefaiz").

Foram feitos um para o outro. Que sejam felizes para sempre!

E tome forró!



Nenhum comentário: