Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DANDO INÍCIO A MAIS TRABALHOS

Aqui no humilde porém ambicioso blog, inauguro esta sessão de bate-papos sobre educação musical e principalmente o que tem mais me movido ultimamente que é uma abordagem integrada de voz e violão.

Explicando melhor, trata-se de um antigo desejo e projeto de trabalhar didaticamente o canto e a prática e técnica de violão de forma integrada. E isso se baseia em duas coisas: primeiro, uma tradição absurdamente farta de grandes "cantautores" ou intérpretes violonistas (vá contando nos dedos e adicionando os que você acha que faltam na lista): Gil, João Bosco, Lenine, Dorival e Dori Caymmi, Djavan e Jorge Vercilo, João Gilberto, Moraes Moreira, Geraldinho Azevedo, etc., etc., etc.

Isso cria a necessidade de duas coisas: 1º: tratarmos esse acervo de forma adequada, prestar atenção nele e "estudá-lo" de todas as formas. 2º: extrair disso material pra trabalhar didaticamente com o pessoal que está se aproximando do violão, do canto e do estudo de música em geral, já propondo o estudo de forma integrada, para não estudar uma coisa de uma lado (voz) outra de outro (instrumento) e lá na frente juntar um com outro!

Voltamos nisso depois.

Mas a ideia aqui é dar início a esse processo e essa discussão, inclusive abrindo para outros campos da educação musical, promovendo aqui este debate necessário, tendo em vista tanta coisa que ainda se pode fazer neste campo.

Ah, lembrando que vai ter o Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Música em breve, vejam aqui:
http://www.xxcongressonacionaldaabem.com.br/

É isso. em seguida vou postar umas coisas do interesse dos alunos da oficina de voz e violão que está rolando no Sesc Santos (SP)
http://www.facebook.com/groups/165659116855755/

Fui! Vamos?

Nenhum comentário: