Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

EU VOU TOCAR NO TOCANTINS


Aliás, já estou "a tocar" e a atuar (não é que virei mesmo ator?) neste belo estado.
Portanto, lá vão algumas impressões até agora.

Muito sol, como não poderia deixar de ser nessa latitude, muita seca como não poderia deixar de ser nesse cerrado (e como muitos estão vendo por aí, associada a queimadas destroçantes), muitos rios e muita terra.



Muita terra quer dizer muito espaço, vastidão... você consegue imaginar um canteiro central destes nas nossas mega-urbanizadas Sampa, BH, Rio, etc.? Já teria um bocado de vias e viadutos e tal.

Aqui, em Palmas, neo-capital (o estado tem pouco mais de 20 anos: mocinho!, e antes a capital era Miracema), ainda tem horizonte de sobra (não que a maioria dos chãos já não tenha dono e escritura à espera de valorização).




E tem água também! O estado é muito irrigado, já estamos na porta da amazônia (o rio Tocantins vai se juntar ao Araguaia e desaguam na foz do Amazonas então vai vendo o que é água!). E em cada cidade que a gente passa tem rio ou o lago, formado pela hidrelétrica lá de Lajeado e que banha a capital, formando belas - porém não mais sazonais como antes - praias.

O antes era assim: verão, de junho a agosto (calorão e praia, pois o leito do rio refluía deixava belas areias à mostra), inverno começava em setembro com água no coco e no lombo e na rua. E diz que não é água pouca também não!






Então é isso, estas aí são imagens do Palácio do Governo do estado, mais pra frente vou postando mais novidades, conto dos banhos de rio, conto dos banhos de cultura e humanidade brasílica pindorâmica. Ê chãozão!!!

aXé!!
e "Co yvy ore retama!".

2 comentários:

Unknown disse...

Os dizeres da placa do governo estão se referindo à Guerrilha do Aragauaia? Linda fotos, parabéns pelo privilégio! Abraços e Feliz Aniversário!!!!!

Jorge Lampa disse...

Salve, Simone! Eu acredito que não, que tenha mais a ver com a transferência da capital do estado para lá para Palmas e com uma nova fase política e desenvolvimento, mas legal que você tenha lembrado esse momento da história, que tem a ver com a região, envolvendo também o Pará e o Maranhão, nessa região que é chamada o "Bico do Papagaio", ali no norte do TO.
E valeu a lembrança do "níver"

Abração.