Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 28 de maio de 2009

MUITO BOM E DO BEM!!!! CONHEÇAM ESTES TRABALHOS.

Ganzá, gonguê e Tam Tam’ ensinará ritmos tradicionais da cultura brasileira
Trata-se de mais um projeto da ONG Tam Tam, que proporcionará educação musical a jovens e adultos a partir de 15 anos. Interessados já podem se inscrever no Espaço Sociocultural Café Teatro Rolidei, de segunda a sexta-feira, a partir das 16h30

No intuito de ampliar suas ações junto à comunidade do município de Santos e região, a Associação Projeto Tam Tam, que acaba de completar 20 anos de atuação nas áreas de arte e saúde, inicia o projeto ‘Ganzá, Gonguê e Tam Tam -–uma ciranda de ritmos do Brasil, a ser realizado gratuitamente no Espaço Sociocultural Café Teatro Rolidei, numa parceria com o músico Jorge Lampa.

Os interessados - jovens e adultos a partir de 15 anos e educadores em geral - já podem se inscrever no local, de segunda a sexta-feira, a partir das 16h30. A atividade inicia dia 8 de junho, propondo a vivência dos ritmos tradicionais de diversas regiões do Brasil, com percussão, cantos e instrumentos em geral, e conhecimentos sobre a cultura popular, relacionando com locais e contextos de origem.

“A cultura musical brasileira abriga uma diversidade de festas e brincadeiras em que a dança, a música e outros elementos estão intimamente integrados. A proposta desta atividade é ampliar o conhecimento sobre essas manifestações, através de vivências de suas expressões, como a ciranda e o maracatu de Pernambuco, o samba-de-roda baiano, o samba de batuque do interior paulista e a congada e a catira de Minas e São Paulo. A idéia também é destacar a importância dos grandes mestres”, explica Lampa.

Para o arte-educador Renato Di Renzo, da Tam Tam, a parceria vem se somar aos objetivos da ONG, de oportunizar mais ações em prol da qualidade de vida e da saúde mental coletiva. “Uma sociedade inclusiva e desejante se faz construindo junto, cada um contribuindo com o seu melhor. É mais um projeto que vem suprir os anseios da população e provocá-la a descobrir ou redescobrir e apreciar a riqueza da cultura popular tradicional do Brasil, disse.

O projeto, que também trabalhará a coordenação e as habilidades dos participantes, contará ainda com mostras de vídeos, palestras sobre as manifestações e atividades lúdicas em grupo.

Jorge Lampa é compositor, violonista e cantor. Graduado em música popular, mestre em Artes e doutorando em Música, com temas de pesquisa em Congada Mineira e religiões afro-brasileiras, todos os cursos realizados no Instituto de Artes da Unicamp. Participou de vários trabalhos e grupos musicais, entre eles: espetáculo "Ihu - Todos os Sons", de Marlui Miranda, pelo Coralusp; Bandas "Jambêndola", "Lampa" e "Grooveria Salve, Jorge!"; ministrou oficinas no Centro Cultural São Paulo, Instituto Itaú Cultural. Realizou atividades no projeto Curumim e de programação no SESC SP (várias unidades). Participou, como músico, do espetáculo "Refavela – refazendo o sentido", do Instituto Arte no Dique e Associação Projeto Tam Tam. Atualmente encabeça o coletivo "Palavrório" e faz a direção musical do projeto "90 anos de Jackson do Pandeiro".

O Rolidei foi criado em 2003 pela ONG e fica no 3º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), numa parceria com a Prefeitura de Santos. A Tam Tam conta ainda com apoio dos ministérios da Saúde e da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva – Governo Federal. Mais informações: (13) 9124-6493/ 9168-7449 e no site: www.tamtam.art.br

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais informações à imprensa:
(13) 9749-1618
imprensa@tamtam.art.br
ongtamtam-orgone@hotmail.com
www.tamtam.art.br

Nenhum comentário: