Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MAIS ÁGUA PURA DA FONTE...

... p'ra quem quiser se fartar: "SARAVÁ BATUQUEIROS E BATUQUEIRAS ACONTECERÁ NO DIA 05/05/2012 Á PARTIR DAS 21:00HS MAIS UMA TRADICIONALÍSSIMA "NOITE DO BATUQUE DE UMBIGADA" EM PIRACICABA SP, COMEMORANDO MAIS UM ANIVERSÁRIO DO CLUBE TREZE DE MAIO COM PARTICIPAÇÃO DE BATUQUEIROS DE PIRACICABA, TIETÊ, CAPIVARI E REGIÃO.
END RUA TREZE DE MAIO 1118
CENTRO - PRÓXIMO AO TERMINAL RODOVIÁRIO
MAIORES INFORMAÇÕES FONE 19-25332121 ( SEC. DO CLUBE )"




(recebido através da Rede Culturas Populares e Tradicionais) 

terça-feira, 24 de abril de 2012

PREPARANDO PARA ZARPAR MAIS UMA VEZ!!!


Gent' do céu!! (lembrando de Minas - oh, saudade!); estou me repetindo demais na clave "preciso escrever mais no blog..."; mas é que além de ser verdade, as coisas estão numa correria doida e acabei me desatualizando, tanto que nem sei mais o que é novidade e o que não, para contar para vocês.

Então vou tentar dar uma atualizada geral nos últimos informes e convites, na ordem em que vão aparecendo na memória.

Primeiramente, celebrar o acontecimento de ter dado um pontapé inicial na carreira docente universitária, no curso de Licenciatura em Música aqui da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), um novo desafio e um grande prazer. Estou com a disciplina de Harmonia I, muito estimulante, lembrando o contato com grandes mestres como o grande Hilton Jorge "Gogô" Valente, tentando honrar a formação!

Aproveito para lançar mais um espaço para uma discussão sobre este tema candente, atual e cada vez mais intenso que é o da educação musical, das relações entre música e cognição, música e mente... Enfim, um oceano de ideias a serem discutidas, disseminadas e multiplicadas

Enfim, abro espaço então para troca de ideias sobre mais essa atividade e suas possibilidades, que já vinham desde há muito, uma vez que nunca desgarrei de minhas origens e paixão pela educação musical.

Vamos em frente, agora com outras velas, outras naus, here and now!!





DIVINO MARAVILHOSO!!! OPORTUNIDADE PARA CONHECER A CULTURA POPULAR DO MARANHÃO!!


O DIVINO SOM
Oficina de Caixas do Divino e
Concerto com as Caixeiras da Família Menezes (MA)
Celebrada em vários estados brasileiros, a Festa do Divino Espírito Santo adquire, no Maranhão, características muito particulares. Originalmente da tradição do catolicismo popular, o festejo se funde às religiões brasileiras de matrizes africanas e reserva às mulheres a prerrogativa de conduzir os rituais festivos que são complexos e extensos. Esta tradição viva e dinâmica se expressa, estruturalmente, na riqueza do repertório musical executada pelas Caixeiras que tocam caixas e cantam para o Divino. Este fato se constitui como exceção à norma de interdição de execução de tambores às mulheres.

Nesta programação especial, as Caixeiras da Família Menezes - Dindinha, Zezé, Graça e Bartira, de uma tradicional casa de São Luis (MA) - conduzirão uma oficina de iniciação aos toques e cânticos sagrados deste universo cultural popular tradicional (local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção). E, também, realizarão uma apresentação do seu segundo cd, lançado em 2010, intitulado “O Divino Som” (local: Chácara Silvestre). 

Você é nosso convidado! Participe!

Oficina O Divino Som
Dias: 03 (qui), 04 (sex), 07 (seg), 08 (ter) e 09 (qua) de maio de 2012, das 19h30 às 21h30.
Obs: É necessário ter disponibilidade para participar dos 05 encontros. 
Idade: a partir de 10 anos.
Vagas: 20.
Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1.325 – Centro). Informações: 4125-0054 ou por este endereço eletrônico.
Inscrições: por ordem de solicitação, de 23 de abril até o preenchimento das vagas, pelo email palestrasedebates@gmail.com (asssunto “Oficina o Divino Som”, informando nome, idade e telefone).

Concerto O Divino Som
Dia 06 (dom) de maio de 2012 – 14h
Chácara Silvestre - Avenida Wallace Simonsesn, 1.800, Nova Petrópolis. Informações: 4332-3028.

Toda a programação é gratuita.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


terça-feira, 3 de abril de 2012

COMO NOS BONS E VELHOS TEMPOS...

Em que os estudantes protagonizavam grandes transformações e ações nos diversos meios artísticos, bastante na música, a UEE SP e a UNE estão promovendo este circuito muito bacana:

Circuito UniverCidade

Parabéns!! Está mais do que na hora dos estudantes retomarem sua vanguarda também nesta área e não ficarem apenas reforçando as "baladinhas" do mercado da cultura de massa em suas calouradas, festas, encontros etc.

Já houve tempos em até nos espaços mais lúdicos respirava-se inovação e criatividade, somando à sociabilidade estudantil o elemento cultural!!

Mete bronca, estudantada!!

Contem comigo e meus "dragões forrozeiros", foi um grande prazer participar do circuito aqui em Santos, será também em outros lugares e ocasiões.

Saudações.