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terça-feira, 29 de março de 2011

MAIS COISA BOA QUE VAI ROLAR E EU SUGIRO A QUEM QUER SE APROFUNDAR SOBRE A CULTURA POPULAR AQUI NO 'PEDAÇO' (me refiro a São Paulo capital e arredores


SOBRE O PALAVRÓRIO QUE JÁ ESTÁ NA ESTRADA...

... me sinto na obrigação de ir postando alguns comentários etc. Bem, como talvez alguns saibam, já estamos na estrada.


Já rolaram duas apresentações aqui em Sorocaba, que foram muito bacanas e gostaria de situar as pessoas que assistiram e tenham interesse na autoria das obras e nas fontes utilizadas, por isso vou postando aqui o que tem sido apresentado neste "Palavrório Circular".


No caso das poesias e textos literários, coloco um trecho ou primeiro verso e, como a ordem em que são apresentados tem sido bem dinâmica, esclareço que a sequência em que estão aqui dispostos não corresponde à da apresentação.


Ah, e como está uma correria, não está dando pra colocar todos de uma vez, então vou "fermentando" esta postagem pra fazer o bolo crescer na medida do possível.


Vamos lá:



Os "pares perfeitos":




  • Juazêro e Petrolina ("vou voltar bem satisfeito, a viagem não perdi") de Patativa do Assaré e Petrolina, Juazeiro (Jorge de Altinho).



  • Ou... ou ("A moça atrás da vidraça espia o moço passar", de João Guimarães Rosa, do livro Ave, Palavra) e Esperando na Janela (Targino Gondim / Manuca Almeida / Raimundo do Acordeom).



  • Saudade ("Saudade dentro do peito é qual fogo de monturo", Patativa do Assaré) e Ai, que Saudade d'Ocê (Vital Farias) ou Kalu (Humberto Teixeira).

Os "clássicos":




  • Autopsicografia ("O poeta é um fingidor...". de Fernando Pessoa "Ele Mesmo" - depois conversamos mais sobre a questão dos heterônimos de Fernando Pessoa).


  • Palavrar... ("Gosto de dizer, direi melhor, gosto de palavrar" - na verdade, um trecho de "Do Livro do Desassossego", de Bernardo Soares, que na verdade é Fernando Pessoa, melhor, Fernando que na verdade é Bernardo... esses fingidores, viu! Olha, já estamos conversando sobre os heterônimos!). A verdade mesmo é que esse tesouro está aí, pra ser baixado gratuita e licitamente:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=



Bem, vou ali e já volto. Qualquer coisa, é só comentar aqui...


- Aliás, hoje (em 13 de abril), aproveito para acrescentar que vale também para as Rodas de Poesia e Cantoria, que rolam, por exemplo, neste dia 16 (sábado próximo) lá no Corisco.



  • Surdina ("Minha poesia é toda mansa") é um belo texto do santista Rui Ribeiro Couto, cabe como um luva também na proposta de sussurrar certos sentidos...



segunda-feira, 21 de março de 2011

E TOME MAIS COISA BOA!!!!!!

'Tão vendo que tem uma linha de coisas ligadas à cultura popular, né?

Acho que falta essa crítica ou divulgação específica nos meios de comunicação em geral. Dá pano pra manga, pra bainha e muito mais, não? Tanto que penso em criar mais um marcador aqui no blogue, mas fico com medo de ficar confuso...

Bem, lembram do documentário fabuloso sobre a sanfona e os sanfoneiros do Brasil? Eu escrevi sobre isso no blog da Revista ao Vivo, acho que ele saiu do ar... Bom, o documentário saiu em DVD.

Que beleza.

Olha lá, conforme email que recebi:

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"Agora você já pode ter na sua casa o DVD O Milagre de Santa Luzia.
Para comprar é só entrar no nosso site Miração Filmes.
À Venda também nas melhores livrarias.
http://loja.miracaofilmes.com.br/"

MAIS UMA COISA QUE SOU OBRIGADO A DIVULGAR...




... pela imensa qualidade da proposta! Olha isso, gente! o Ari Colares é um músico admirável, no sentido da palavra, não só pela qualidade da performance musical mas também pela profundidade do trabalho de pesquisa.

Então, quem puder, vale a pena participar. Vale a pena lembrar, já que estamos aqui no mundo virtual que é em São Paulo capital, a famosa "Sampa".

A seguir, texto retirado do facebook com informações sobre o trabalho.

Divirtam-se

Axé e um xêro.
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"Depois das três experiências em 2010, Ari Colares e Carolina Trevisan preparam sua casa para os encontros musicais-gastronômicos de 2011. Ele ministra oficina de ritmos brasileiros, ela cuida dos cheiros e gostos para incrementar o encontro.

Serão quatro oficinas no primeiro semestre e mais quatro no segundo, nas quais, durante cinco horas de vivência, você vai dar um passeio pela harmonia dos pratos e pelos sabores da música.

A... prática musical terá como foco os principais instrumentos de percussão e seus toques, além de canto e dinâmica corporal.

Ao final, será servido um prato relacionado ao tema musical do dia, além de quitutes servidos no intervalo.

O horário é sempre das 10h às 15h.
Participantes
Músicos, dançarinos, educadores e interessados em geral.

Investimento
O custo de cada oficina é R$ 130, com almoço incluído. Aqueles que se interessarem em fazer o passeio completo, participando de todos os encontros, terão desconto.

Para confirmar sua presença e saber mais
8306-2104
ari@aricolares.com.br"
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terça-feira, 15 de março de 2011

MAIS COISA BOA À BEÇA....



O MusiMid – Centro de Estudos em Música e Mídia convida para a


3ª Jornada de Estudos em Música e Mídia

Os sortilégios da voz cantada

24 de março de 2011

Escola de Comunicações e Artes

Universidade de São Paulo


O Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid) realiza no dia 24 de março de 2011 a "3ª Jornada de Estudos em Música e Mídia: “Os sortilégios da voz cantada", que abordará a voz cantada em suas múltiplas facetas: modelos estéticos, técnicas, dando especial destaque à memória da profissão. Composta por oficinas, palestras e comunicações, a Jornada é dirigida a estudantes, músicos (profissionais ou amadores), pesquisadores, professores e demais interessados em música, mídia e, especialmente em todos os cantos da voz.



Programação


9h – 9h30: Recepção dos participantes



9h30 – 9h45: Sessão de abertura: as Jornadas MusiMid

Heloísa Valente e Ricardo Santhiago

10h – 10h30: Painel: Os estudos sobre a voz cantada e as pesquisas do MusiMid

Heloísa Valente e Juliana Coli

10h30 – 11h15 Mesa-redonda 1: A voz cantada e os modelos de canto: diretrizes técnicas e ideológicas

Harete Vianna Moreno

Wladimir Mattos

Mediação: Heloísa Valente



11h30- 13h Mesa –redonda 2: A voz cantada em suas performances

Adélia Issa

Andrea Kaiser Marco Antônio Silva Ramos

Rita Maria Brandão Machado

Magda Pucci

Mediação: Fabiana M. Coelho



13h– 14h: Almoço

14h – 15h30: Mesa-redonda 3: As vozes profissionais do cantor

Liliane Segnini

Marilda Santanna

Cristine Guse

Márcia Guimarães

Heloísa Castellar Petri

Mediação: Juliana Coli



15h30- 16h Lançamentos

16h – 16h45: Oficina

Juliana Coli e Rita Maria (MusiMid)

17h: Homenagem: A voz em trânsito da mídia aos palcos

Homenagem a Niza de Castro Tank e sua carreira artística


18h: Encerramento

* A programação será transmitida ao vivo pelo sistema IPTV da USP: http://iptv.usp.br

Inscrições


Pela internet, no endereço do evento. Em casos excepcionais, aceitar-se-ão no início da Jornada, às 9h; Demais interessados podem comparecer ao evento sem realizar inscrições, mas estarão sujeitos à lotação máxima da sala e não receberão certificado.


Certificados
Serão oferecidos ao final do evento aos participantes que realizarem inscrição antecipada e participarem da programação integral da jornada.


Realização

Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid)

Site: www.musimid.mus.br/jornadas

Blog: www.musimid.blogspot.com

E-mail: jornadas.musimid@gmail.com



segunda-feira, 14 de março de 2011

A OUTRA É O TRABALHO DO GRUPO MUNDURODÁ...

Que tem um trabalho brilhante de pesquisa em cultura popular e de difusão e multiplicação de conhecimento.
Agora estão com uma residência artística na câmara de cultura de são bernardo, aqui na região do ABC de são paulo.

A seguir informações que recebi e encaminho, embora algumas já tenham passado do prazo é pra vocês se ligarem na qualidade da programação e ficarem de olho nas vindouras.

É muito bacana, eu tive o prazer de participar da oficina de música de caboclinhos do pernambuco com o mestre Toinho e espero poder ir em muito mais coisa.

Então, fiquem espertos:


Cia. Mundu Rodá
(contatos com residenciamunduroda@gmail.com)



acesse: http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=cultura_agenda&area=cultura&genero=teatro




Residência Artística na Câmara de Cultura

São Bernardo do Campo

Cia. Mundu Rodá 10 anos – da Tradição à Cena Contemporânea



www.munduroda.blogspot.com - residenciamunduroda@gmail.com



Programação – Março 2011



Samba Parêia!

Com o Núcleo Manjarra da Cia. Mundu Rodá

Encontro mensal aberto e interativo, com o público interessado, que objetiva a prática corporal e musical referenciada na brincadeira tradicional do Cavalo Marinho (PE). Venha dançar e tocar com a gente!

12 de março (sáb), 16h30 às 19h30. Entrada franca.



Chã de Dois

Demonstrações técnicas compartilhadas com grupos convidados. Os encontros objetivam a explicitação, a reflexão, o intercâmbio e a divulgação de pesquisas de linguagem cênica.

Núcleo Le Hasard - Constituído em 2003, vem ao longo destes anos realizando várias pesquisas sobre arte contemporânea, tendo a performance como uma de suas principais linguagens. Neste encontro o grupo abordará trabalhos realizados e novos projetos. Com William Figueiredo e David Santos.

Cia. Baitaclã - Foi fundada em 1997 com o objetivo primordial de aprofundar as diversas características do teatro cômico-popular: a linguagem circense e musical, o trabalho com a linguagem das máscaras, as manifestações populares do Brasil e o teatro de rua. Nesse percurso o grupo desenha sua identidade a partir da fusão desses estudos com a criação teatral, desenvolvendo um repertório com características específicas como dramaturgia e canções próprias, executadas ao vivo pelo elenco. Com Heraldo Firmino, Monique Franco e Sabryna Mato Grosso.


19 de março (sáb), 18h30 às 21h. Entrada franca.



Oficina: Danças Dramáticas Brasileiras e o Trabalho do Ator/Dançarino

Com a Cia. Mundu Rodá.

Trabalho com diferentes elementos selecionados de algumas danças tradicionais brasileiras como Caboclinho, Maracatu Rural e Frevo, destacando os princípios físicos que fundamentam estas danças. Utilização destes elementos e princípios, sistematizados pela Cia. Mundu Rodá, e suas inter-relações na construção de um treinamento técnico pessoal para o trabalho de atores e dançarinos. Com Juliana Pardo e Alicio Amaral.

Vagas: 15 (preenchidas por ordem de chegada das solicitações). Inscrições, gratuitas, pelo email residenciamunduroda@gmail.com a partir do dia 1º de março.

26 e 27 de março (sáb e dom), 10h às 13h.



Experiências do não-lugar

Com o Núcleo Ausência em Cena

Série de experiências criadas a partir do estudo dos textos A poética do espaço, de Bachelard e Não-Lugares, de Marc Augé. Os participantes serão conduzidos pelos atores a experimentar propostas que envolvem diretamente os sentidos e ações concretas como forma de diálogo com os textos. O trabalho integra o processo criativo do novo espetáculo do Núcleo, contemplado pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais VAI-SBC/2010. Orientação: David Santos e Paula Carrara

Vagas: 15 por turma (preenchidas por ordem de chegada das solicitações). Inscrições, gratuitas, pelo email ausenciaemcena@gmail.com a partir do dia 10 de março.

26 de março (sáb), 16h (turma 1) e 19h (turma 2).

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Este projeto foi contemplado pelo edital público de Residência Artística na Câmara de Cultura Antonino Assumpção - Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP)

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Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção

Rua Marechal Deodoro, 1.325 – Centro

São Bernardo do Campo -SP

F: (11) 4125-0054

http://munduroda.blogspot.com/

sexta-feira, 11 de março de 2011

ALGUMAS COISAS DE ALTÍSSIMO NÍVEL QUE GOSTARIA DE RECOMENDAR


Uma delas é a tese do pesquisador mineiro (que fez seu brilhante trabalho de doutorado na UFBA, Universidade Federal da Bahia), Ângelo Nonato Natale Cardoso. Vi que ela está disponível em meio digital, então para quem quiser se aprofundar sobre este tema que é a Música Sacra Afro-Brasileira (com muitas maiúsculas), aqui está o link pra baixar (não dá muito certo comigo colocá-lo ativo na postagem, mas aí vocês copiam e colam na barra das urls, que vai direto na fonte).
http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2191


Sobre o trabalho do Ângelo, ele fala por si mesmo. Tem também um fabuloso DVD que, acredito, não está a disposição para descarregar. Só gostaria de acrescentar que é, na minha opinião, o trabalho mais completo sobre a música do candomblé queto (entre outros fabulosos, que discutiremos depois). E também que foi feito na casa matriz desta forma de religião afro-brasileira, o Ilê Axé Iyá Nassô Oká, a Casa Branca do Engenho Velho.

Leiam lá e em outras obras que vale a pena.



Vale a pena por muitas razões. Algumas delas as mesmas pelas quais a gente ouve outras formas de música sacra. Corais de Bach e o Barroco Mineiro (também maiúsculos - e tome mais um link: http://www.sinfonieta.com.br/site/), lindos negro spirituals americanos e muito mais.

Porque é muito bonito. No caso afro-brasileiro, a trama de tambores e cantos e cores e danças e sabores mesmo a gente só sente ao vivo, em cerimônias que são abertas muitas vezes a todos e que não têm nada daquela bobajada "ai, mas eu vou sair rodando e vou bolar no santo" ou "ai..." sei lá o que e nem quero saber.
Trata-se de religião como qualquer outra. Para quem preferir ficar fora do contexto religioso - o que dá pra entender perfeitamente - é possível ouvir muita coisa gravada e registrada em vários formatos.
E quem quiser se aprofundar, é só ler a obra-prima citada acima.

Mas lembrando, Música Sacra Afro-Brasileira.

Maiúscula.
Música.

E TOME MAIS PALAVRÓRIO!!

EM TEMPO: O EVENTO NÃO OCORREU, DEVIDO À CHUVA. FOI TRANSFERIDO, PROVAVELMENTE SERÁ DIA 23 DE ABRIL, DIA DO LIVRO! (AGUARDO CONFIRMAÇÃO), PORTANTO, CONTINUA SENDO UMA "AGENDA".


Será no dia 12 de março – sábado, no Parque Municipal Roberto Mario Santini (Emissário Submarino), aqui em Santos SP, às 17h, eu e o Maurício Sandália, com seu clarinete e sua simpatia, estaremos participando da Semana Rui Ribeiro Couto, realizada pela prefeitura municipal de Santos. Nela é destacada a obra do escritor santista de belas poesia e boa prosa (entre as quais a conhecida "Cabocla").

Em praça pública, a plenos pulmões, de graça. Aguardamos vocês.

Até. E aXé.